Brasileira brilha no Cirque du Soleil como a joaninha Lady Bug

Neiva Nascimento é a Lady Bug Foto: Nuno Conceicao
Aos 43 anos, Neiva Nascimento é uma estrela. Ela interpreta a personagem Lady Bug, uma das protagonistas do espetáculo "Ovo", do Cirque du Soleil, que entra em cena nesta quinta-feira na Jeunesse Arena, no Rio. Filha de uma trapezista e de um palhaço, Neiva superou dificuldades e preconceitos para alcançar o seu objetivo: ser protagonista do Cirque du Soleil.

— Por ser de uma família de negros e de circo, aprendi a ser resistente, a acreditar em mim e a nunca abaixar a cabeça.
Neiva Nascimento Foto: Divulgação
A trajetória da artista começou em João Neiva (ES), cidade onde nasceu.

— Meus pais faziam parte do tradicional Circo Garcia e comecei a treinar contorcionismo aos 5 anos. Curti muito a infância no circo, era mágico, vivia um mundo separado das pessoas "comuns" — conta a artista, que viajou o Brasil de Norte a Sul acompanhando os pais em circos como o Tihany.

Aos 10 anos, a família veio morar no Rio, e Neiva entrou na Escola Nacional de Circo, local em que a família passou a residir. Neiva conciliava atividades como trapézio, contorcionismo e malabarismo com o colégio tradicional.

— Treinava cerca de cinco horas por dia e me tornei contorcionista. Tenho amigos que nasceram dentro do circo e que optaram por viver uma outra vida. Eu sempre amei a rotina circense — lembra ela.

Na década de 1990, ela assistiu, pela primeira vez, a uma apresentação do Cirque du Soleil por meio de uma fita VHS.

— Fiquei encantada com o teatro, a dança e a maquiagem. Eu pensei: "Quero trabalhar lá".
Durante as turnês: sucesso por onde passa Foto: Divulgação

Comentários